Pré-carnaval volta a ter apoio da Prefeitura

Foto: divulgação / Facebook Garibaldis e Sacis

Com apoio da Prefeitura de Curitiba, o pré-carnaval deste ano já está agendado e com programação oficial. A partir do dia 21 de janeiro o bloco Garibaldis e Sacis já abre o pré-carnaval com o Garibaldinhos, nas ruínas do São Francisco. Os coordenadores dos principais blocos da cidade garantem que a festa já começou, com ensaios públicos em diversos bairros. O maior evento, com Garibaldis e Sacis e Monobloco no trio elétrico na Rua Marechal Deodoro, está marcado para o dia 4 de fevereiro. A terça-feira de carnaval neste ano cai no dia 13 de fevereiro. Os desfiles das escolas de samba serão no sábado e domingo. Ao contrário do ano passado, quando a gestão da prefeitura passava por transição e chegou a cancelar a programação oficial, neste ano os eventos começaram a ser organizados com vários meses de antecedência. Segundo o diretor Cultural Beto Lanza, da Fundação Cultural de Curitiba, este ano a programação ocorrerá com mais tranquilidade.

O papel da prefeitura, de acordo com Beto Lanza, é criar condições para que os eventos ocorram com tranquilidade, com infraestrutura, locação de equipamentos e segurança. O diretor da Fundação Cultural confirma que o carnaval oficial de Curitiba tem samba, marchinha, rock e Zombie Walk.

Curitiba, através do Garibaldis & Sacis, criou uma cultura do pré-carnaval. Foram criados vários outros blocos que ensaiam e desfilam pelos bairros da cidade. Um dos cantores do bloco, Marcel Cruz, afirma que a organização oficial começou em agosto e que o grupo mantém as próprias saídas independentes.

O bloco Garibaldis e Sacis existe desde 1999. De lá pra cá vários outros surgiram, criando uma cultura do pré-carnaval. Marcel Cruz afirma que o evento principal, com trio elétrico, é apenas um dentro de vários outros pela cidade.

Também já tradicional na cidade, a Zombie Walk, realizada na capital paranaense desde o dia 16 de janeiro de 2009, está marcada para o domingo de carnaval. No ano passado, mesmo com os imbróglios da organização oficial, o evento reuniu de 15 a 20 mil pessoas. De acordo com  o diretor artístico do evento, Paulo Biscaia Filho, a caminhada zumbi está confirmada e com programação fechada.

Os organizadores alertam que existem páginas não oficiais divulgado o evento. As informações oficiais estão na fan page no Facebook: Zombie Walk Curitiba 2018 Oficial. O Garibaldis e Sacis também divulga as saídas na página do grupo no Facebook. Mais informações sobre a programação oficial do carnaval de Curitiba estão no site fundacaoculturaldecuritiba.com.br.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*