Política

Prefeitura de Curitiba abre licitação para coleta e transporte de lixo

Foto: Chico Camargo/CMC
Foto: Chico Camargo/CMC

A nova licitação para contratar a empresa que vai ser responsável pela coleta e transporte de lixo, em Curitiba, foi apresentada nesta terça-feira, 02 na Câmara de Vereadores. O secretário municipal do Meio Ambiente, Sergio Tocchio foi convidado pela Comissão Executiva da Câmara, para apresentar a negociação do novo serviço aos parlamentares. De acordo com o Secretário, Sergio Tocchio, a coleta diária é responsabilidade da Administração Municipal. No entanto, o transporte e finalização dos resíduos necessitam de novas tecnologias.

De acordo com a Prefeitura, os valores definidos no edital somaram todos os serviços necessários. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirma que o novo modelo de coleta de lixo deve economizar quase dois milhões de reais por mês.

Segundo o vereador Felipe Braga Cortes, a grande preocupação é o destino final dos resíduos e a possibilidade de reciclagem.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, um dos planos de Governo Municipal é o tratamento dos resíduos já coletados. A destinação final do lixo está contemplada em outro contrato. Para o vereador Goura (PDT), a conscientização dos moradores é essencial no novo modelo de coleta e transporte de lixo.

A Secretaria do Meio Ambiente afirma que vai promover ações para conscientizar a população sobre questões ambientais, tratamento e destinação do lixo. O edital vai ser dividido em três lotes. Além disso, o processo tem como critério, o menor preço de empresa com capacidade para prestar os serviços. O contrato com a empresa Estre Ambiental – responsável pela coleta e transporte de lixo, terminou no final do mês de abril. Os serviços estão sendo realizados, através de um contrato emergencial, durante o processo licitatório. A empresa que vai realizar a coleta e transporte do lixo deve ser definida em até seis meses.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Textos, que tramitaram em regime de urgência, já passaram por duas votações

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Adequação deve garantir que a cidade continue recebendo recursos anuais do Governo Federal

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia