Prefeitura de Curitiba abre licitação para coleta e transporte de lixo

Foto: Chico Camargo/CMC

Foto: Chico Camargo/CMC

A nova licitação para contratar a empresa que vai ser responsável pela coleta e transporte de lixo, em Curitiba, foi apresentada nesta terça-feira, 02 na Câmara de Vereadores. O secretário municipal do Meio Ambiente, Sergio Tocchio foi convidado pela Comissão Executiva da Câmara, para apresentar a negociação do novo serviço aos parlamentares. De acordo com o Secretário, Sergio Tocchio, a coleta diária é responsabilidade da Administração Municipal. No entanto, o transporte e finalização dos resíduos necessitam de novas tecnologias.

De acordo com a Prefeitura, os valores definidos no edital somaram todos os serviços necessários. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirma que o novo modelo de coleta de lixo deve economizar quase dois milhões de reais por mês.

Segundo o vereador Felipe Braga Cortes, a grande preocupação é o destino final dos resíduos e a possibilidade de reciclagem.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, um dos planos de Governo Municipal é o tratamento dos resíduos já coletados. A destinação final do lixo está contemplada em outro contrato. Para o vereador Goura (PDT), a conscientização dos moradores é essencial no novo modelo de coleta e transporte de lixo.

A Secretaria do Meio Ambiente afirma que vai promover ações para conscientizar a população sobre questões ambientais, tratamento e destinação do lixo. O edital vai ser dividido em três lotes. Além disso, o processo tem como critério, o menor preço de empresa com capacidade para prestar os serviços. O contrato com a empresa Estre Ambiental – responsável pela coleta e transporte de lixo, terminou no final do mês de abril. Os serviços estão sendo realizados, através de um contrato emergencial, durante o processo licitatório. A empresa que vai realizar a coleta e transporte do lixo deve ser definida em até seis meses.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*