Prefeitura de Curitiba volta a investir em decoração de Natal

 Prefeitura de Curitiba volta a investir em decoração de Natal

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Depois de pelo menos quatro anos sem equipamentos públicos decorados para o Natal, a prefeitura de Curitiba voltou a investir recursos na decoração. Até agora, foi publicado em Diário Oficial, o gasto público de 424 mil reais em lâmpadas, estrelas, estruturas de ferro, vasos de cerâmica e outros adereços. O prefeito Rafael Greca abriu oficialmente, na noite desta quarta-feira (22) no Largo da Ordem, o Natal de Curitiba. Foi ligada a iluminação do primeiro pinheiro de Natal. Durante todo o mês, Curitiba terá na programação oficial um ou mais eventos relacionados à celebração natalina. A maior parte da decoração – garante a prefeitura – é paga pela iniciativa privada, com participação de supermercados e lojas do comércio local. No total, somando cerca de 800 mil reais da iniciativa privada, a decoração de Natal nos equipamentos públicos, ficou em um milhão e duzentos mil reais. Para a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, há dois principais argumentos para se investir na decoração: o econômico e o social.

Em comparação, segundo o Instituto Municipal de Turismo, Maringá, no Noroeste do Paraná, gastou seis milhões de reais. Gramado, no Rio Grande do Sul, que no passado teria se inspirado em Curitiba para decorar a cidade para o Natal, gastou neste ano 20 milhões de reais. Tatiana Turra ressalta que o investimento traz retornos práticos para a cidade.

O vereador Pier Petruziello, líder do prefeito na Câmara Municipal, chegou a dizer no início da semana que o Natal seria a ‘custo zero’ para a cidade. Desmentido pelo vereador Goura, do PDT, líder da oposição, Pier se retratou ao dizer que o dinheiro público veio do Instituto de Turismo de Curitiba.

O vereador Goura, líder da oposição na Câmara, reconhece as vantagens ao turismo e ao comércio, mas reclama de uma carência de prioridades e falta de transparência.

A partir desta quinta-feira (23) as praças Osório e Santos Andrade, no Centro de Curitiba, voltam a receber as tradicionais feiras de Natal. Neste ano, 75 barracas vão oferecer opções de presentes artesanais, decorações natalinas e gastronomia. A programação completa das celebrações oficiais está no site natalcuritiba.com.br

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem