Prefeitura estuda parceria para integrar ônibus e carros de aplicativo de transporte

 Prefeitura estuda parceria para integrar ônibus e carros de aplicativo de transporte

Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

O sistema de transporte de Curitiba pode ampliar a forma de atendimento aos usuários com carros da empresa 99. A prefeitura estuda parcerias multimodais com o grupo, para integrar os serviços entre o transporte urbano da capital e os veículos da 99. O projeto ainda está em fase inicial.

Na prática, um passageiro poderia utilizar o ônibus para ir até o Armazém da Família, dentro de um terminal, por exemplo, e usar o carro do aplicativo para voltar para casa, por meio de uma integração entre os sistemas público e privado de transporte. O projeto ainda está em fase inicial e não foram divulgadas informações sobre como seria feito o pagamento da corrida. A iniciativa é inspirada em experiências com outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

No Rio, por exemplo, durante o carnaval os passageiros do metrô tiveram acesso a um cartão especial que dava direito a cinco viagens com desconto pelo aplicativo, desde que integrado a outras cinco viagens pelo transporte público. Segundo a prefeitura de Curitiba, o projeto ainda está sendo analisado e não há previsão de quando poderia ser aplicado à cidade.

A empresa deve se reunir com a Urbs e com o Ippuc para discutir essa nova ideia. Fundada há cinco anos, a 99 é dona das marcas 99 POP e 99 Taxi. No começo de 2018, a empresa, de origem brasileira, passou a ser controlada pela chinesa Didi Chuxing. Recentemente, o governo do Paraná anunciou que estuda substituir parte da frota oficial de veículos pela utilização de aplicativos de transporte já regularizados na região.

A Secretaria de Administração e Previdência do Estado está preparando edital para a contratação de serviço para o transporte de servidores em funções administrativas do Estado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem