Prefeitura reduz número de passagens para deficientes físicos e aposentados por invalidez

Foto: divulgação / Urbs – arquivo

Um decreto da Prefeitura de Curitiba vai reduzir o número de passagens de ônibus disponíveis para deficientes físicos e para aposentados por invalidez. Atualmente, eles podem usar os ônibus de forma ilimitada, desde que tenham o cartão da Urbs, que libera a passagem nas catracas. A prefeitura afirma que a medida tem como objetivo reduzir os gastos com essas pessoas, que representariam 14,33% da tarifa cobrada atualmente na cidade, no valor de R$ 4,25.

Conforme o decreto, já publicado, pessoas com deficiência terão direito a 100 viagens gratuitas por mês. O número dobra, caso elas necessitem de um acompanhante. Já para os aposentados, a ideia é conceder apenas 25 passagens mensais.

A Urbs defende que o benefício deve ser usado apenas para situações específicas, como, por exemplo, a pessoa que precisa fazer um tratamento ou acompanhamento médico. A medida também deve servir para combater fraudes no sistema.

A administração do transporte público alega que recebeu informações de que algumas pessoas estariam vendendo os cartões de gratuidade. Já a Associação dos Deficientes do Paraná acredita que o decreto vai acabar punindo a todas as pessoas atualmente beneficiadas com as passagens gratuitas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem