Política

Procuradores criticam decisão de Ministro Gilmar Mendes no processo contra Richa

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O procurador da República, Deltan Dallagnol, que é também coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal na Lava Jato classificou como absurda a suspensão da investigação do governador Beto Richa, do PSDB, pelo Ministro Gilmar Mendes.

Em sua página no Facebook, Dallagnol afirmou que a decisão “é o velho sistema de justiça criminal disfuncional mostrando as garras da impunidade” Ele compartilhou uma postagem do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, em que avalia a liminar como um privilégio de não ser seque investigado. O governador Beto Richa é alvo de inquérito, no STJ, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral.

As informações que desencadearam a investigação foram reveladas em delação do ex-auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Luiz Antônio de Souza. Mas nesta segunda (18), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu uma liminar que suspende o inquérito que investiga o governador do Paraná no Superior Tribunal de Justiça. O ministro acolheu a tese da defesa, que apontava irregularidades na abertura da investigação em março de 2016.

No despacho, Gilmar Mendes afirma que o Ministério Público do estado invadiu a competência da Procuradoria-Geral da República, ao celebrar um acordo de colaboração que tinha como alvo um governador de Estado – dono de foro especial.

Segundo o delator, um grupo de auditores extorquia empresários e, parte dos recursos, teria entrado no caixa da campanha do governador Beto Richa, em 2014. A defesa nega as acusações. O Ministro chamou a delação de “pouco confiável” e sem “outros elementos”. Ainda no despacho, Gilmar Mendes afirma que a manutenção de uma “investigação sem um mínimo de justa causa contra o governador do Estado compromete não apenas a honra do agente público, mas também coloca em risco o sistema político”.

A colaboração foi homologada pelo juiz Juliano Nanuncio, da terceira Vara Criminal de Londrina. Para a defesa do governador Beto Richa, um acordo de colaboração premiada contra ele não poderia ter sido homologado por um juiz de primeiro grau. Dois acordos foram celebrados com o ex-auditor. O primeiro envolveu não apenas os crimes ligados à organização criminosa, mas também estupro e exploração sexual de vulnerável, descobertos ao acaso, no curso das investigações.

No despacho, o ministro cita que o “acordo não tem embasamento legal”. Esta primeira colaboração acabou rescindida, sob a alegação de que Luiz Antônio de Souza mentiu e manteve a prática criminosa, mesmo após a delação. Ainda segundo o despacho, depois que o acordo foi rescindido, o ex-auditor teria passado a negar as informações apresentadas e “imputar aos promotores práticas indevidas”.

Na sequência, o Ministério Público do Paraná fechou outro termo de colaboração com Luiz Antônio de Souza, em que o delator assumiu o compromisso de se retratar, negando as práticas indevidas que tinha imputado aos promotores. Ainda segundo o ministro, “foram acordados benefícios não embasados em lei”.

O acordo estabeleceu, por exemplo, benefícios à família do ex-auditor, perdão judicial na maioria das ações penais na Operação Publicano, entre outros. Após a decisão que suspende o inquérito contra Beto Richa no STJ, Gilmar Mendes mandou a Procuradoria-Geral da República se manifestar.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia