Professor da zona rural do Paraná vence prêmio por inovação na sala de aula

Foto: divulgação / Secretaria da Educação do Paraná

Um professor da zona rural do Paraná foi o vencedor do Prêmio Educador Inspirador, concurso nacional que reconhece a importância de ensinar e promover a inovação na educação. Claudinei Ferreira Gundim é professor de História e Geografia em duas escolas estaduais no município de Nova Tebas, na região norte do estado. Para vencer o prêmio, Claudinei precisou se destacar entre outros 500 profissionais de todo o Brasil. O professor recebeu 872 votos, foi o vencedor do Paraná e o segundo mais votado entre todos os 27 estados brasileiros. Claudinei começou a dar aula em 2011 e conta que ser professor vai muito além da questão profissional. Para ele, lecionar também tem um propósito social.

A cidade de Nova Tevas, com pouco mais de 7 mil habitantes, tem o acesso à internet bastante limitado. Pensando nisso, o professor criou um blog, bem mais leve que um site normal, em que os alunos têm acesso direto aos temas abordados dentro de sala de aula.

Claudinei também usa uma plataforma digital em que os alunos fazem uma avaliação online. O resultado do teste sai na hora e os estudantes ainda pode estudar pelo celular. O professor lembra que o mundo digital deu origem a um novo perfil de estudante e as escolas não podem mais se limitar ao uso do quadro e do giz. Claudinei diz que os professores precisam usar da criatividade para chamar atenção dos alunos.

O Prêmio Professor Inovador é promovido pela Quizlet, maior plataforma de aprendizagem online e off-line do mundo. A ferramenta permite aos usuários criarem e compartilharem jogos e testes de diferentes assuntos. A porta-voz do Quizlet, Isabella Cotta, explica que este foi o primeiro concurso da Quizlet e a empresa escolheu o Brasil especialmente por causa do crescimento de ferramentas didáticas inovadoras em sala de aula.

Além do primeiro lugar, o professor Claudinei ganhou uma viagem para os Estados Unidos com tudo pago. Ele vai conhecer, junto com um aluno que ainda será escolhido, o Vale do Silício, na Califórnia, onde estão as maiores empresas do ramo de tecnologia.

Foto: divulgação / Secretaria da Educação do Paraná

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*