Projeto de lei propõe desconto no IPTU para quem abrigar cães abandonados

Quem passar a cuidar de ao menos um cão de rua poderá ter desconto no IPTU. É isso que propõe um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba. O texto pretende reduzir a tarifa do Imposto Predial e Territorial Urbano para quem abriga cães abandonados. A ideia é fazer com que os moradores possam manter uma casinha para o animal em frente ao terreno.

De autoria do vereador Professor Galdino (PSDB), a proposta quer incentivar a adoção. No entanto, a medida não é bem vista pelas ONGs que trabalham com animais de rua. A representante do grupo Tomba Latas, Carla Moraes, destaca que a ideia precisa ser mais debatida, já que não trata da prevenção do abandono.

O projeto de lei utiliza como base uma pesquisa de 2012 da Universidade Federal do Paraná. O estudo apontou Curitiba com cerca de 450 mil cachorros, sendo que quase metade (48%) estava na condição de abandono ou semi domicílio – quando o animal passa o dia na rua, mas possui dono.

Apesar de não possuir um levantamento oficial, os órgãos da prefeitura trabalham com uma estimativa de 50 mil animais de rua na capital. A representante da ONG explica que pode haver, também, o risco de pessoas passarem a pegar os animais para garantir o desconto e, depois disso, deixar de oferecer tratamento e cuidados.

Uma proposta semelhante funciona em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, desde 2015. O desconto é de R$ 63 para cada animal adotado e é renovado anualmente. Cada cidadão pode adotar até dois animais. O projeto de lei que trata da medida em Curitiba ainda não define como funcionará a fiscalização e qual será o impacto financeiro. O texto ainda passará pelas comissões temáticas da Câmara antes de poder seguir para votação.

foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Curitiba
foto: Reprodução/ CMC
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2