Projeto pretende construir um memorial na Comunidade Remanescente de Quilombo Paiol de Telha

 Projeto pretende construir um memorial na Comunidade Remanescente de Quilombo Paiol de Telha

(Foto: divulgação / Criativos da escola)

Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca da Silveira, que fica na pequena cidade de Reserva do Iguaçu, na região central do Paraná, decidiu arregaçar as mangas e ajudar uma comunidade remanescente de quilombo que fica próxima a escola.

Liderados pela professora Sirlene de Oliveira, os alunos estão construindo um memorial para resguardar a cultura e a história da comunidade. A docente explica que a ideia surgiu durante uma reunião com os jovens.

Para a construção da estrutura são utilizados materiais que vem da natureza, como terra, areia e bambu. A ideia é resgatar técnicas da própria comunidade, que dividiu saberes antigos com os jovens envolvidos na iniciativa. O projeto, que foi batizado de “Aprendendo com João de Barro”, atende a comunidade remanescente de quilombo Paiol de Telha.

Segundo a professora, os moradores também ajudam na construção. A casa da memória irá abrigar itens de artesanato e servir como museu que destaca a luta e a resistência daquela comunidade.

Uma das alunas que participa do projeto, Marta Silva, conta que a experiência tem sido enriquecedora. Para ela, essa é uma oportunidade de fazer a diferença na história da comunidade quilombola.

 Na comunidade remanescente de quilombo Paiol de Telha habitam cerca de 80 famílias. O projeto “Aprendendo com João de Barro” teve início em julho do ano passado e hoje conta com a colaboração de 20 alunos.

A iniciativa foi uma das finalistas do prêmio Desafio Criativos da Escola, promovido pela ONG Alana, que incentiva o desenvolvimento de programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância.

(Foto: divulgação / Criativos da escola)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem