Projeto que determina divisão de custos em obras públicas entre população e prefeitura é aprovado

Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Foi aprovada nesta terça-feira (09), na Câmara Municipal, o projeto da ‘Vizinhança Participativa’. A proposta determina que obras públicas tenham o custo dividido entre prefeitura e população. O texto estabelece que haja a parceria público-privada caso pelo menos 70% dos moradores beneficiados aceitem pagar pelas obras, como: asfalto, calçadas, acessibilidade, iluminação pública, áreas verdes e também câmeras de monitoramento e travessias elevadas, por exemplo. Jonny Stica (PT) é o autor do projeto de lei. Ele argumenta que o município não tem dinheiro suficiente para investir em todas as obras necessárias. Por isso, a população deve colaborar ainda mais. O vereador conversou com Ricardo Pereira.

O projeto não determina qual  porcentagem ficaria a cargo da comunidade e qual seria de responsabilidade da prefeitura. Para 2014, a previsão de arrecadação com impostos em Curitiba é de R$ 7,2 bilhões. O projeto foi criticado por alguns vereadores, que lembraram a priorização de algumas regiões na cidade. Mestre Pop (PSC) questionou a falta de obras na periferia da capital.

De acordo com a matéria, a obra precisaria ser proposta por abaixo-assinado dos moradores ou por alguma entidade representativa, legalmente constituída. Outra maneira poderia ser a obra proposta pela administração municipal e acatada pelos cidadãos em audiência pública. O projeto de lei foi aprovado por 31 votos a dois. A votação em segundo turno deve ser realizada nesta quarta-feira (10).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2