Proprietários de áreas na bacia do reservatório Piraquara I serão compensados pela proteção de mananciais

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Donos de imóveis na área que fica na bacia do reservatório Piraquara I, que abastece Curitiba, serão compensados por cumprir a legislação ambiental de proteção de mananciais. Eles serão remunerados pela Sanepar. A recompensa está prevista em um acordo de cooperação técnica entre o governo do Paraná e a prefeitura de Piraquara, assinado nesta quarta-feira (27). Ele prevê a implantação do programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos proprietários de áreas na bacia do reservatório Piraquara I.

O acordo faz parte do programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), que vai conceder incentivos econômicos para proprietários de imóveis rurais ou urbanos comprometidos com a preservação da natureza. A remuneração está prevista em duas modalidades – o PSA Hídrico, para a preservação de mananciais, e o PSA de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Em Piraquara, 93% da área do município é de preservação ambiental permanente.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*