Protegido por liminar, caravana do ex-presidente Lula que passa por cidades do Paraná está mantida

 Protegido por liminar, caravana do ex-presidente Lula que passa por cidades do Paraná está mantida

(Foto: divulgação/Facebook)

A liminar do STF que impede a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo menos até 4 de abril garante tranquilidade para a etapa paranaense da Caravana Lula pelo Brasil, que começa na semana que vem. Ele corria o risco de ter a prisão decretada depois do julgamento de um recurso que o TRF de Porto Alegre marcou para segunda-feira (26), mesmo dia em que o ex-presidente chega ao Paraná.

Mesmo assim, a caravana estava mantida e agora Lula percorre cidades do Paraná protegido pela liminar. Na segunda-feira (26), o ex-presidente participa do Seminário Internacional da Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, no Sudoeste do estado. Na terça-feira (27), Lula passa por Quedas do Iguaçu e na quarta-feira (28), o ex-presidente chega a Curitiba. Em Foz, o evento será na sede do Sindicato dos Eletricitários.  Segundo o Presidente Estadual do PT, Dr. Rosinha, o local abriga apenas 400 pessoas, mas um maior número de apoiadores deve recepcionar Lula.

Na terça-feira da semana que vem Lula passa por Quedas do Iguaçu, participando de um ato pela reforma agrária, e por Laranjeiras do Sul, visitando o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul. Na quarta-feira, o ex-presidente chega à capital paranaense. Aqui, às 17h, está previsto um ato público na Praça Santos Andrade. Segundo Dr. Rosinha, a expectativa é reunir pelo menos 5 mil pessoas.

A caravana do ex-presidente Lula vai passar por 19 cidades nos três estados da Região Sul. Na segunda-feira (26), a 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal em Porto Alegre julga os chamados embargos de declaração do caso do Triplex. O recurso será analisado dois meses depois da decisão do TRF que confirmou a condenação do ex-presidente Lula e aumentou a pena de 9 anos e seis meses para 12 anos e um mês de prisão.

O ex-presidente foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ainda que alguns analistas considerassem remota a possibilidade de prisão imediata de Lula após o julgamento do recurso, a liminar concedida na quinta-feira (23) na discussão sobre o habeas corpus no STF protela com mais segurança o desfecho da condenação. A Suprema corte só volta a se reunir no dia 4 de abril para julgar o mérito do habeas corpus, que questiona, entre outras coisas, a execução da pena após a condenação em segunda instância.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem