Quase 10% da população paranaense está filiada em algum partido

O Paraná tem 968 mil, 587 eleitores filiados a partidos políticos cadastrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O total de filiados a uma legenda partidária corresponde a 9,3% da população do estado – quase um entre dez paranaenses defende um partido político. A média é superior a nacional, que é de 7,8%. O cientista político Ricardo Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná, acredita que os dados nem devem ser levados em conta. Filiado político não significa, segundo ele, militância.

Normalmente, segundo Ricardo Oliveira, os partidos que crescem são ligados ao poder local: prefeito ou governador.

Em regra geral, quanto menor a cidade no Paraná, maior o porcentual de filiação partidária. Segundo os dados do TSE, enquanto os maiores municípios do estado registram menos de 10% dos moradores filiados, cidades bem pequenas – com menos de 10 mil habitantes – chegam a ter mais de 30% da população entre os filiados. Para o cientista político, o clientelismo existe ainda em pequenas cidades, explica a filiação em massa.

A força partidária no Paraná, de acordo com os dados do TSE, está concentrada em cinco legendas, que reúnem mais da metade dos filiados: PMDB, PP, PSDB, PT e PDT têm 547 mil eleitores em suas fileiras. O PMDB é o partido com mais filiados – são 190 mil. Em seguida vem o PP, com 114 mil correligionários.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*