Quase metade dos acidentes de carro acontecem durante manobras de estacionamento

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Quase metade dos acidentes veiculares com perdas ou danos materiais acontecem não nas ruas, mas durante manobras de estacionamento. É isso, pelo menos, o que aponta um estudo do Centro de Tecnologia Allianz, que analisou 3.500 casos na última década.

De acordo com o levantamento, esse tipo de ocorrência aumentou mais de 30% nos últimos 10 anos, de modo que oito a cada 10 colisões se dão quando o motorista sai de uma vaga e 16% quando está entrando. Além disso, a pesquisa mostra que 39% das colisões físicas de danos plenos também são verificadas nesse tipo de circunstância. O servidor público Marcelo Rosa já teve esse tipo de problema e conta como foi o acidente.

Ainda segundo o estudo, a grande maioria dos incidentes registrados ao estacionar ou manobrar acontece durante o uso da marcha ré. Situações como essa respondem por mais de 70% dos sinistros e aproximadamente 85% dos pedidos de indenização por danos materiais plenos.

Entre os fatores que levam ao aumento dos casos, dois se destacam como principais: a mudança nos formatos dos veículos e o crescimento contínuo da urbanização, assim como da frota. Em março deste ano, por exemplo, a frota do Paraná representava quase sete milhões de veículos e, desse total, mais de um milhão está registrada na capital.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem