Política

Quase sete denúncias de improbidade administrativa são investigadas diariamente pelo MP-PR

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Quase sete denúncias de improbidade administrativa são investigadas pelo Ministério Público do Paraná a cada dia. É essa, pelo menos, a média verificada de janeiro de 2012 a 31 de março deste ano. Ao todo, 13.212 novos processos foram abertos no período, o que leva a quase 210 procedimentos preparatórios e inquéritos civis abertos por mês para apurar esse tipo de problema no Estado. E o resultado desse trabalho foi a proposição de mais de três mil ações civis públicas.

Os números são da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e, as situações, ligadas à má gestão da administração pública. São exemplos disso os casos de desvio de função de agentes públicos, licitações e gastos irregulares ou ainda as contratações indevidas.

O promotor Mauro Sérgio Rocha, que atua na área de Patrimônio Público junto ao Procuradoria-Geral de Justiça do MP, explica que, muito embora a improbidade não configure necessariamente um crime, ela pode sim transbordar para a esfera penal.

A Lei de Improbidade foi promulgada em 2 de junho de 1992, ou seja, completa hoje (sexta, 2) 25 anos de vigência no país. Mas, mesmo depois de todo esse tempo, há quem não compreenda exatamente o que ela significa.

Desde que começou a valer, a Lei de Improbidade se tornou uma pedra no sapato de muitos agentes públicos desonestos. Isso porque a legislação é o único expediente legal que pode levar a sanções como a perda dor cargo, a suspensão dos direitos políticos, o pagamento de multa civil e a devolução dos recursos públicos usados indevidamente. Tanto que o promotor ouvido pela BandNews considera a norma um “divisor de águas” que vale para muita gente.

Para marcar os 25 anos da Lei de Improbidade, o Ministério Público do Paraná promove hoje um seminário sobre o assunto. Participam da iniciativa o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Kukina, o promotor do MP do Rio de Janeiro, Emerson Garcia, e o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Taro Oyama, entre vários outros nomes. Para saber mais, basta acessar o site: mppr.mp.br. Na página também é possível acompanhar o evento ao vivo.

Avatar

Band News FM

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Senador foi absolvido, no TRE, das acusações de abuso de poder econômico nas últimas eleições

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Pela proposta o nome social da pessoa travesti ou transexual deve ser registrado conforme solicitação

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

A justificativa é alinhar a nova regulamentação à resolução do Conselho Deliberativo do FNDE

Eleições Curitiba: pesquisa mostra quatro pré-candidatos tecnicamente empatados

Eleições Curitiba: pesquisa mostra quatro pré-candidatos tecnicamente empatados

Os melhores colocados foram Ducci (14,1%), Pimentel (13,1%), Leprevost (12,5%) e Richa (11,7%)