Quase trinta motoristas são multados diariamente por estacionar em vagas de deficientes ou idosos

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quase trinta motoristas são multados todos os dias em Curitiba por estacionar em vagas para deficientes ou idosos. Um levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), feito a pedido da BandNews FM, mostra que em 2015 houve aumento no número de infrações, se comparado com anos anteriores. Em janeiro e fevereiro, 395 motoristas foram autuados por parar o carro em vagas para deficientes e outros 1.256 por estacionarem em vagas de idosos. Com isso, a média diária foi de 27,6 infrações. No mesmo período do ano passado, a média registrada foi de vinte e duas. O diretor de fiscalização da Setran, Éder Rodrigues, acredita que a falta de respeito é o motivo da insistência dos condutores em estacionar nas vagas especiais. Além disso, desde o fim do ano passado, equipes passaram a fiscalizar o estacionamento em áreas privadas, como shoppings e supermercados.

Por mês, a população faz cerca de 3.800 denúncias sobre este tipo de infração, por meio do telefone da prefeitura. Para estacionar nas vagas especiais, o motorista – idoso ou deficiente – precisa da credencial no painel, para provar que ele tem direito a vaga. Quem é flagrado nestas vagas recebe uma multa de R$ 53,20 e perde três pontos na carteira de habilitação. Apesar de a punição ser relativamente leve, este tipo de comportamento representa o desrespeito a quem mais tem dificuldade de locomoção.

Além da multa e da pontuação na carteira, o motorista pode ter ainda o carro apreendido, caso o veículo permaneça na vaga especial. Das 12 mil vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) em Curitiba, 5% são reservadas para idosos e 2% para deficientes. Os flagrantes de desrespeito devem ser denunciados ao telefone 156.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem