Reajuste na luz entra em vigor neste sábado

 Reajuste na luz entra em vigor neste sábado

Foto Jonas Oliveira/AENPr

Foto Jonas Oliveira/AENPr

O reajuste nas tarifas de luz dos consumidores atendidos pela Copel, aprovado esta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica, entra em vigor amanhã (sábado, 24).

A conta de luz terá aumento médio de 5,85%, para os clientes ligados à rede de alta-tensão e de 6% para os consumidores de baixa tensão. A Copel atende a 4 milhões e meio de unidades consumidoras no Paraná. Em abril, a Aneel chegou a reduzir a conta de luz em até 12% no Paraná, por conta da devolução de uma cobrança indevida de energia atrelada à usina nuclear de Angra 3. A partir de maio, a tarifa voltou ao preço convencional, com apenas a retirada de Angra 3 do cálculo. O faturamento anual médio da Copel é de 9 bilhões de reais.

Em novo comunicado ao mercado, emitido no último dia 20 de junho, a Copel indica mais uma vez estudo de oferta de ações para otimização de caixa. De acordo com o documento, a possível oferta de ações “compõe um abrangente estudo da administração da Companhia” com objetivo de ampliar o caixa da estatal para “suportar o plano estratégico de crescimento sustentável da Copel”.

A notícia sobre a oferta de ações surge menos de dois meses após a Copel dobrar o montante de distribuição do lucro de 2016 para os acionistas. À época, a medida foi contestada pela diretoria da estatal e por alguns acionistas por oferecer riscos à saúde financeira da estatal. Isso porque parte do lucro da Copel distribuída para os acionistas, cerca de 223 milhões, seria destinado justamente para aplicação no plano de crescimento da estatal.

Esta é a segunda vez, em menos de dez dias, que a Copel tem que se manifestar sobre a venda de ações, revelada em reportagem do Valor Econômico no último dia 8 de junho. De acordo com o jornal, a venda de ações renderia 4 bilhões para a empresa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem