Política

Reajustes na passagem podem ter que passar por crivo de audiência pública

Foto: Cesar Brustolin SMCS

Os próximos reajustes na tarifa do transporte público de Curitiba podem ter que ser apresentados com antecedência de 15 dias em audiência pública na Câmara Municipal.

O vereador Goura, do PDT, apresentou nesta segunda-feira (27) um projeto de lei para que a Urbs, autarquia responsável pela gestão pública do transporte coletivo, seja obrigada a antecipar os porcentuais e apresentar detalhes dos reajustes na passagem de ônibus antes da aplicação.

Nos últimos anos, sempre que um reajuste é oficialmente anunciado já entra em vigor no dia seguinte ou poucos dias depois. Na proposta, Goura pede que o Poder Executivo fixe a tarifa com base na planilha de custos do sistema e que essa nova tarifa deverá ser proposta detalhadamente pela URBS com antecedência mínima de 15 dias da vigência do reajuste.

Na Justificativa do projeto, o vereador afirma que “a alteração legislativa visa conferir maior transparência e previsibilidade às ações nesta área de interesse público que tanto impacta no bolso do cidadão. Além disso, cabe a Câmara de Municipal de Curitiba, por meio dos vereadores, fiscalizar, sugerir e contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades de competência do Executivo”.

Desde 2013, a Urbs publica no site oficial diversas informações sobre o custo do sistema, como evolução da tarifa desde 1964, custo da passagem, entre outras. Atualmente, após o reajuste mais recente, de 15% em fevereiro deste ano, a tarifa comum custa R$ 4,25.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia