Região Metropolitana de Curitiba dá sinais de recuperação de emprego

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pelo segundo mês consecutivo uma cidade da Região Metropolitana de Curitiba lidera a geração de empregos no Paraná. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, o município de Fazenda Rio Grande teve o maior saldo do Estado na geração de vagas em julho: foram 322 novos postos. Em junho, São José dos Pinhais é que tinha se destacado com 359 colocações.

O resultado em Fazenda Rio Grande foi puxado pelo setor industrial. Ainda conforme o Caged, depois do município aparecem Capanema, no sudoeste, Alto Paraná, no noroeste, Palmeira, nos campos gerais, e Bocaiúva do Sul, também na RMC.

Para a economista Suelen Glinski dos Santos, da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, isso dá pistas de que a Grande Curitiba já começou a se recuperar da onda de desemprego provocada pela crise na economia.

Até junho, eram as cidades do interior que lideravam a criação de empregos no Paraná, como efeito do agronegócio. Tanto que, de janeiro a julho, a campeã na criação de vagas no foi a cidade de Capanema, no sudoeste, com saldo positivo de 2.719 postos de trabalho – reflexo da construção da usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu.

Na direção oposta, o comércio foi o setor que mais influenciou negativamente os dados do Estado, com queda de 10.938 colocações.

Os números do Caged mostram também uma desaceleração nas demissões no Paraná. Em junho, foram 94.504 desligamentos contra 91.075 em julho, ou seja: queda de 4%.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba