Resolução de 2009 do Conama sobre inspeção veicular ainda não foi implantada no Paraná

carrosA poluição provocada por gases combustíveis, aqueles que saem dos carros, motos e caminhões, teria de ser reduzida em todo o Paraná desde 2011, mas a implantação do plano segue atrasada. Isso porque o Governo do Estado ainda não abriu a licitação para contratar as oficinas responsáveis pela inspeção veicular. A medida é importante para se evitar danos à saúde. De acordo com Wilson Bill, que preside o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos, outras cidades que adotaram o plano já tiveram melhorias na qualidade do ar.

A medida é uma obrigação determinada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, em uma resolução estabelecida em 2009 para todo o país. Aqui no Paraná, um plano chegou a ser elaborado em 2011, mas não foi colocado em vigor. Atualmente, segundo o Governo do Estado, o documento está sendo revisto por causa do aumento da frota.

Ou seja, faltam profissionais para fazer a inspeção veicular e para reparar os veículos que sejam reprovados. Na capital, onde o plano seria implantado primeiro, a frota de veículos tem crescido ano após ano.

Só em Curitiba são mais de um milhão e 300 mil veículos. Segundo o Governo do Estado, não há previsão de quando o plano de redução de poluentes será efetivamente implantado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem