Restaurantes da UFPR recebem Semana do Migrante com pratos típicos de países de refugiados que vivem em Curitiba

Foto: Samira Chami Neves / Sucom UFPR

Pratos típicos de países de origem de migrantes e refugiados que vivem em Curitiba vão fazer parte do cardápio dos restaurantes da Universidade Federal do Paraná nesta quarta-feira (20). A homenagem faz parte da programação da Semana do Migrante, em comemoração ao dia 20 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas, em 2000, como Dia Mundial do Refugiado. O cardápio do almoço nos restaurantes universitários vai ter quibe e uma salada de pepino com tomate, pratos típicos da culinária árabe. No jantar, o R.U. vai servir uma sopa de abóbora que é símbolo da independência haitiana.

A Universidade Federal do Paraná programou uma série de atividades. Entre elas, uma oficina sobre refúgio, religião, gênero e identidade; a assinatura de um acordo da Rede de Apoio a Migrantes, Refugiados e Apátridas; e uma edição especial do Literatura de Refúgio, em comemoração a um ano do projeto. A Semana do Migrante reúne iniciativas de várias instituições, reunidas na Rede de Proteção e Apoio dos Direitos Humanos para Migrantes e Refugiados do Paraná. Além da Universidade Federal, participam da Rede o Serviço Pastoral do Migrante, a Cáritas Diocesana, além dos projetos do programa de extensão Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB). Com exceção dos pratos típicos, todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Nesta quarta-feira (21), representantes do governo do Paraná assinam um protocolo de intenções de caráter humanitário, para promoção e defesa dos direitos dos migrantes, refugiados e apátridas que vivem no estado. Também será aberta a exposição “Novo Olhar Num Novo Lugar – Migrantes e Refugiados em Foco”. A mostra é resultado do trabalho do fotógrafo Denis Ferreira Netto e de refugiados que vivem em Curitiba e será exibida durante toda a semana, no Centro Estadual de Informação Para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná, na Rua Desembargador Westphalen, número 15, 13.º andar, no Centro de Curitiba. Pela manhã e às 19h, será exibido o filme “A linguagem do Coração”, dirigido por Silvana Nuti. O filme, de 32 minutos, conta parte da trajetória de migrantes e refugiados na chegada ao Brasil.

Programação

 Semana do Migrante da UFPR

“Tem lugar no mundo para nós!”

Oficina sobre refúgio, religião gênero e identidade com presença da professora Rosicler dos Santos e refugiadas.

Data: 20 de junho

Horário: 17h

Local: Prédio Histórico: Praça Santos Andrade, sala 28-térreo.

 

Assinatura do acordo da Rede, 2.ª edição. Participação de Paulo Illes.

Data: 20 de junho

Horário: 19h

Local: Prédio Histórico: Praça Santos Andrade,sala de videoconferência do Programa de Pós-graduação em Direito.

 

Cardápio típico do Restaurante Universitário

Data: 21 de junho

Horário: Almoço e Janta

Local: Todas as sedes do Restaurante Universitário

 

Edição Especial do Literatura de Refúgio

Comemoração de um ano do projeto.

Data: 23 de junho

Horário: 19h30

Local: Livraria Joaquim. Rua Alfredo Bifren,51, Centro.

 

Comemoração do Dia Mundial dos Refugiados

21 de junho, às 9h30

Centro Estadual de Informação Para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná

Rua Desembargador Westphalen, 15 – 13º andar – Edifício Dante Aligheri, Centro – Curitiba.

Entrada gratuita.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*