Reta final para regularização do título de eleitor tem registro de filas na sede do TRE

Foto: Helen Anacleto/Bandnews FM

A quatro dias úteis do fim do prazo para a regularização do título de eleitor, mais de 800 pessoas passaram quinta-feira (03) pela Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba. Filas que chegaram foram registradas durante todo o dia, inclusive do lado de fora do prédio da Justiça Eleitoral. Na quarta -feira (02), mais de 1.300 pessoas foram atendidas. O prazo final para o cadastramento eleitoral deste ano termina na próxima quarta-feira.

O engenheiro eletricista Iago Willian dos Santos vive em Curitiba e foi até o TRE para transferir o título de Santa Catarina. Mesmo com o fim do prazo, ele não esperava a demora no atendimento.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o tempo médio de atendimento foi de uma hora e vinte minutos, mas ao longo da tarde o tempo caiu para meia hora. O estudante João Pedro Magalhães de Oliveira foi ao Tribunal para tirar o primeiro título de eleitor. Mesmo com a fila e a espera, ele defende a importância do voto. Ele conversou com a Helen Anacleto.

Quem também enfrentou a fila para votar pela primeira vez em 2018 foi a estudante Gabriela Trevisan. Ela também deixou a regularização para a última hora.

Foto: Helen Anacleto/Bandnews FM

De acordo com TRE, o aumento na procura dos eleitores muda a rotina de atendimento. Em dias normais, no máximo 20 guichês prestam serviço ao público. Já na reta final do cadastramento eleitoral, esse número chega a 62 guichês. O coordenador de comunicação do TRE, Márcio Jardim, detalha quem precisa regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

Foto: Helen Anacleto/Bandnews FM

O coordenador reforça que quem precisa tirar uma segunda via do título não precisa ir até a central neste momento. Se não houver nenhuma mudança cadastral, o eleitor pode pedir o documento até dez dias antes das eleições. Em todo o estado, mais de 709 mil eleitores estão com o título cancelado porque não se cadastraram na biometria – 109 mil deles aqui em Curitiba. Mais de 57 mil paranaenses também estão com o documento cancelado porque não votaram ou não justificaram o voto nas últimas três eleições. Quem não regularizar o título até o dia 09 não poderá votar em outubro e fica sujeito a outros problemas, como explica Jardim.

Nesse ano, a comunicação do Tribunal Regional Eleitoral começou a divulgação do prazo para a regularização do título há pelo menos um mês e meio. Por causa disso, a estimativa é de que nos últimos dias de atendimento não haja filas tão grandes quanto as registradas em anos anteriores.

O Tribunal Regional Eleitoral funciona de segunda à sexta, do meio-dia às sete da noite. Na segunda, terça e quarta da semana que vem, haverá horário especial: das 09h da manhã. O prazo final termina no dia 09 de maio. O TRE fica na Rua João Parolin, número 224, no bairro Prado Velho.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*