Richa determina abertura de inquérito para apurar origem de notícia falsa sobre salários de servidores

richa francis

Uma notícia falsa que circula em mensagens nos aplicativos Telegram e Whatsapp será investigada pelo Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) da Polícia Civil do Paraná. O secretário de Segurança Pública Fernando Francischini (SDD) determinou que o Nuciber investigue a origem de uma matéria falsa com a notícia de que o Governo do Estado do Paraná não cumprirá com o pagamento do funcionalismo público estadual.

A matéria intitulada “Governo do Paraná diz que salário do funcionalismo irá atrasar” aparece numa falsificação do layout do portal G1, com data desta quarta-feira (28), às 14h28. O delegado-titular do Nuciber, Demétrius Gonzaga, afirma que em uma procura no Google é fácil notar a falsificação, já que a matéria não aparece. Algumas pessoas que repassaram a informação foram identificadas e chamadas para prestar depoimento.

Na véspera da eleição do ano passado, outra notícia falsa teve repercussão nacional a partir de mensagens compartilhadas em aplicativos e redes sociais. O deputado estadual Plauto Miró (DEM) e o então presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB) chegaram a reproduzir a notícia falsa nas próprias páginas. O delegado afirma que as pessoas ou veículos de comunicação que se sentirem lesados por falsificações podem fazer denúncias formais no Nuciber.

O delegado afirmou que a notícia falsa foi publicada antes por meio do aplicativo Telegram. A postagem original foi feita em um grupo e foi apagada algumas horas depois. Uma nova postagem feita por um dos membros do grupo brinca com a imagem do mesmo portal com a notícia de que “o administrador do grupo deve pagar os salários dos servidores estaduais”. Por meio do Facebook, o governador Beto Richa (PSDB) classificou a falsificação como “inaceitável” e o secretário Franceschini disse que o Estado enfrenta “momentos difíceis, mas não podemos deixar que pessoas com interesse político tentem criar um caos entre os funcionários”.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem