Saneamento no Paraná está à frente do mundial, de acordo com Unicef e OMS

Foto: Brunno Covello / AENotícias Pr

O saneamento do Paraná é melhor do que a maioria dos países do globo. É isso, pelo menos, o que aponta o novo relatório da Unicef e da Organização Mundial da Saúde. O documento revela que a água própria para consumo ainda é sonho para três em cada 10 indivíduos em todo o planeta, o que equivale a 2,1 bilhões  de habitantes, e 4,5 bilhões de pessoas não têm acesso ao saneamento gerenciado de forma segura. Já no Paraná, a Sanepar afirma que 100% dos clientes nos municípios têm acesso a água tratada e a cobertura de esgoto no Estado chega a 70%. O levantamento traz a primeira avaliação global sobre o assunto e está vinculado aos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. De acordo com o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o resultado é também melhor do que a média brasileira.

Os ODS colocam como meta o acesso universal aos serviços básicos de saneamento até 2030, mas o documento reconhece que, em 90 países, o progresso nos serviços de água e esgoto é muito baixo. Ainda conforme o presidente da Sanepar, a companhia desenvolve e atua em diversos programas de proteção ambiental, e isso contribui para o cenário no Estado.

Em outubro do ano passado a Sanepar firmou um termo de compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre as iniciativas da companhia nesse sentido estão os programas Tarifa Social, que prevê a erradicação da pobreza, e o de destinação do lodo de esgoto para a agricultura, que defende a agricultura sustentável. Unicef e a OMS chamam a atenção para a morte anual de 361 mil  crianças menores de cinco anos por complicações da diarreia, que é uma doença ligada à falta de saneamento e/ou água contaminada. Como a diarreia, também a cólera, disenteria, hepatite A e a febre tifoide estão relacionadas a esses problemas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem