Saneamento no Paraná está à frente do mundial, de acordo com Unicef e OMS

Foto: Brunno Covello / AENotícias Pr

O saneamento do Paraná é melhor do que a maioria dos países do globo. É isso, pelo menos, o que aponta o novo relatório da Unicef e da Organização Mundial da Saúde. O documento revela que a água própria para consumo ainda é sonho para três em cada 10 indivíduos em todo o planeta, o que equivale a 2,1 bilhões  de habitantes, e 4,5 bilhões de pessoas não têm acesso ao saneamento gerenciado de forma segura. Já no Paraná, a Sanepar afirma que 100% dos clientes nos municípios têm acesso a água tratada e a cobertura de esgoto no Estado chega a 70%. O levantamento traz a primeira avaliação global sobre o assunto e está vinculado aos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. De acordo com o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o resultado é também melhor do que a média brasileira.

Os ODS colocam como meta o acesso universal aos serviços básicos de saneamento até 2030, mas o documento reconhece que, em 90 países, o progresso nos serviços de água e esgoto é muito baixo. Ainda conforme o presidente da Sanepar, a companhia desenvolve e atua em diversos programas de proteção ambiental, e isso contribui para o cenário no Estado.

Em outubro do ano passado a Sanepar firmou um termo de compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre as iniciativas da companhia nesse sentido estão os programas Tarifa Social, que prevê a erradicação da pobreza, e o de destinação do lodo de esgoto para a agricultura, que defende a agricultura sustentável. Unicef e a OMS chamam a atenção para a morte anual de 361 mil  crianças menores de cinco anos por complicações da diarreia, que é uma doença ligada à falta de saneamento e/ou água contaminada. Como a diarreia, também a cólera, disenteria, hepatite A e a febre tifoide estão relacionadas a esses problemas.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*