Seca e geadas prejudicam produção de milho no Paraná

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As lavouras de milho tiveram prejuízos de pelo menos 12% na safra 2015/16, em relação a expectativa inicial da colheita. Segundo um relatório da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, divulgado hoje (sexta), o milho sofreu com a estiagem de abril e maio, especialmente na região Norte do Estado, e em junho foi atingido por geadas severas. A produção deve variar pouco mais de onze milhões de toneladas e a estimativa inicial apontava para colheita de quase 13 milhões. De acordo com o diretor do Departamento Rural da secretaria, Francisco Simioni, as perdas podem ser ainda muito maiores.

As lavouras da safra de feijão também registraram perdas devido ao clima. O potencial produtivo do feijão paranaense projetava uma produção de 750 mil toneladas, mas teve uma quebra de 19%. O Paraná é responsável por 24% da produção de feijão no país. Por outro lado, o diretor do Deral afirma que há outras culturas beneficiadas pelo tempo, como o trigo.

A lavoura de fumo também teve boa safra, embora tenha ocorrido uma quebra de 15% em relação à produção anterior.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba