Seca que atinge o Paraná há um mês ainda não ameaça o abastecimento de água

 Seca que atinge o Paraná há um mês ainda não ameaça o abastecimento de água

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

Barragem Piraquara. Foto: Ike Stahlke/Sanepar

A estiagem que afeta boa parte do país, incluindo o Paraná, ainda não ameaça os reservatórios de água do Estado. É isso, ao menos, o que afirma a Sanepar. Segundo a companhia, as reservas que atendem a região de Curitiba, por exemplo, operam com 83% da capacidade ao todo, e isso mesmo depois de 30 dias sem chuvas significativas.

O gerente-geral metropolitano e do litoral, Antônio Carlos Gerardi, é quem traz os detalhamentos sobre esse cenário e garante que, ao menos por enquanto, não há risco de racionamento no serviço.

O tempo seco inclusive fez boa parte do Paraná entrar em estado de “perigo” no último fim de semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. É o grau três em uma escala de quatro níveis – e essa classificação engloba a Grande Curitiba, campos gerais, litoral, norte, oeste e sul.

Já o noroeste está na categoria “risco potencial”, a segunda da lista. E em situações como essa, não somente a possibilidade de incêndios aumenta bastante: a saúde também pode ser prejudicada e o consumo de água e energia geralmente dispara.

Em Brasília, no Distrito Federal, assim como algumas cidades de Minas Gerais, o racionamento de água é uma realidade. No Paraná, a medida foi adotada pela última vez em 2006, mas a situação atual não passa despercebida.

Para se ter ideia do déficit hídrico devido à falta de chuvas, em Curitiba o acumulado em julho e agosto foi de 100,2 milímetros. O volume representa pouco mais da metade da média histórica da cidade para esses dois meses, que é de 190,6 milímetros, conforme dados do Instituto Simepar.

A estiagem é resultado de um bloqueio atmosférico provocado por uma grande massa de ar seco e quente que tem impedido o avanço de frentes frias pelo país. São sistemas como esse que trazem chuvas mais intensas, promovem a renovação na atmosfera e reduzem as temperaturas.

Por enquanto, a previsão do Simepar é a de que algumas pancadas podem ser registradas em áreas paranaenses a partir do próximo sábado (23).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem