Secretaria de Saúde confirma segundo caso de febre amarela no Paraná

 Secretaria de Saúde confirma segundo caso de febre amarela no Paraná

(Foto: divulgação/SESA)

A secretaria de saúde do Paraná confirmou ontem (08) o segundo caso de febre amarela do ano no estado. Como na primeira ocorrência, a doença foi importada. O caso mais recente envolve uma jovem de 30 anos, de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, que já recebeu atendimento e passa bem.

Em março, ela esteve no município de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Desde julho, dos 135 casos suspeitos de febre amarela no Paraná, 21 permanecem em investigação. O número de notificações, na atual temporada, é o maior dos últimos dez anos. Em 2008, foram 131 casos suspeitos e quatro confirmados.

Naquele ano, a secretaria somou os dois últimos casos autóctones de febre amarela do Paraná, quando a doença é contraída no próprio estado. Desde julho, mais de trezentas e noventa pessoas morreram vítima de febre amarela no país; foram confirmados pelo menos mil e duzentos casos. Aqui no Paraná, a primeira ocorrência confirmada, em 2018, foi de uma mulher de Curitiba, que visitou a cidade de Mairiporã, na Grande São Paulo.

Ela se recuperou, mas viajou para o estado vizinho sem se vacinar. A vacina está disponível na rede pública para pessoas a partir dos nove meses até os 59 anos. É necessária apenas uma dose para garantir a imunização pelo resto da vida. Quem for visitar áreas de matas e rios deve procurar a unidade de saúde pelo menos 10 dias antes da viagem. Esse é o tempo necessário para garantir a imunização contra a febre amarela.

Alguns grupos devem ser vacinados apenas com indicação médica – casos de gestantes, mulheres que amamentam, crianças até nove meses, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos. A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus, que se manifesta com febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo, pele e olhos amarelados. Também é possível haver hemorragia, que pode levar à morte nas formas mais graves. A doença é transmitida pela picada de mosquitos infectados e não existe transmissão de pessoa a pessoa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem