Serviço e indústria puxarão economia do Paraná neste ano

(Foto: Arnaldo Alves / ANPr.)

O PIB do Paraná deve crescer 2 por cento nesse ano. Essa é a projeção do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social. O Estado fechou o ano passado com um Produto Interno Bruto de 415 bilhões e 800 milhões de reais, o equivalente a mais de 6% da economia nacional. Segundo o diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior, as projeções apontam que os setores de serviço e indústria devem ser os principais responsáveis pelo crescimento da economia.

No ano passado, o setor de serviços movimentou mais de 237 bilhões de reais no Paraná. Foi o primeiro resultado positivo dos últimos três anos. Em 2015 e 2016 o setor foi afetado pela recessão econômica, que gerou desemprego e redução no consumo. Mas a tendência é que o consumo deve aumentar nos próximos meses.

A indústria teve, no ano passado, o primeiro resultado positivo desde 2014, com um avanço de quase 2% sobre 2016. A indústria movimentou quase 93 bilhões de reais no ano passado.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*