Política

Servidores ocupam Câmara para impedir votação de projeto que corta benefícios do funcionalismo de Colombo

Foto: Divulgação

Servidores municipais de Colombo ocuparam o Plenário da Câmara de Vereadores da cidade na tarde desta terça-feira (20) e impediram a segunda votação de um projeto que corta benefícios da carreira do funcionalismo público. Pelo menos duas propostas de autoria do Poder Executivo Municipal encaminhadas à Câmara ameaçam direitos dos servidores de Colombo. O primeiro deles foi aprovado por 13 votos a 3 em primeira discussão nesta terça-feira. Em seguida, os servidores que acompanhavam a sessão ocuparam o plenário e a sessão extraordinária que seria aberta foi suspensa. Entre as medidas previstas no projeto estão a mudança na data base do funcionalismo público municipal de maio para janeiro, a suspensão das progressões na carreira e aumento no desconto do vale-transporte. A diretora do Sindicato dos Professores de Colombo (APMC) Silmara Aparecida Mayer, diz que os servidores não participaram de nenhuma discussão sobre os projetos, que interferem na carreira do funcionalismo público.

 

Depois que a sessão foi suspensa, os funcionários públicos decidiram deixar a Câmara de Vereadores. Mas segundo Silmara Mayer, eles permanecem em vigília, à espera da convocação da sessão extraordinária.

 

A pequena oposição à gestão da prefeita Beti Pavin (PSDB) reclama que a tramitação do projeto na Câmara foi conduzida de forma apressada, sem debate com os servidores, nem com os próprios vereadores. Uma comissão conjunta, formada pelas Comissões de Constituição e Justiça, de Finanças, Orçamento e Economia, aprovou a proposta do Executivo, sem as emendas apresentadas pelo vereador Anderson Prego (PT). Para ele, o procedimento é irregular.

 

As emendas apresentadas pelo vereador procuravam assegurar direitos que foram retirados no projeto do Executivo. Anderson Prego diz que a oposição exige que a segunda votação da proposta seja divulgada para que os servidores possam acompanhar a votação.

 

A Câmara de Vereadores pode convocar uma sessão extraordinária para a votação do pacote de ajustes com um prazo mínimo de 24 horas de antecedência. A próxima sessão ordinária da Casa está marcada para terça-feira da semana que vem (27). Não conseguimos contato com representantes da Prefeitura de Colombo nesta terça-feira.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia