Sinal sonoro avisa pedestres sobre aproximação de ônibus

Foto: repórter Ricardo Peereira / BandNews Curitiba – arquivo

Um sinal sonoro avisa os pedestres na esquina das avenidas Presidente Kennedy e República Argentina sobre a aproximação dos ônibus. O projeto-piloto da Superintendência de Trânsito (Setran) quer reduzir o número de acidentes na canaleta do transporte coletivo. O equipamento sonoro ativa a mensagem quando o semáforo está verde para o ônibus e o veículo passa pelo sensor instalado na canaleta, a cerca de 40 metros da faixa de pedestres.

A região foi escolhida por causa do alto índice de acidentes no local. Só neste ano, mais de dez atropelamentos foram registrados neste ponto, por onde passam os ônibus que têm parada no Terminal do Portão. Segundo o taxista Rodrigo Machado, que fica no ponto de táxi do cruzamento, o principal motivo dos acidentes é a desatenção dos pedestres que usam o celular ao cruzar as vias.

O equipamento foi instalado nesta semana. Muitos pedestres ainda não percebem diferença na hora de atravessar as pistas. Mas muitos acreditam que o recurso pode ajudar a chamar a atenção de quem anda desatento. Para a funcionária pública Raquel do Rocio Gelenski, a medida por ser um bom auxílio.

A artista plástica Terezinha Almeida Sales não costuma passar a pé pela região, mas destaca que a iniciativa pode ajudar a reduzir o índice de acidentes.

Segundo a Superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, dependendo dos resultados, o projeto pode ser implantado em outros pontos da cidade com grande deslocamento de pedestres.

Além de contar com o aviso do sinal sonoro, é importante lembrar que o pedestre precisa estar atento à sinalização dos semáforos e atravessar sempre na faixa de pedestres.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*