Solto pela Justiça, ex-assessor de Palocci passa a cumprir medidas cautelares

(Foto: reprodução) ex-assessor de Palocci deixa a cadeia e passa a cumprir medidas cautelares
ex-assessor de Palocci deixa a cadeia e passa a cumprir medidas cautelares (Foto: reprodução)

O nome do assessor do ex-ministro Antônio Palocci, Branislav Kontic, passa a constar na lista da Polícia Federal de pessoas proibidas de deixar o País. Ontem quarta-feira (19), à noite o investigado também deixou o passaporte retido na Justiça Federal. Alvo da Operação Omertà, 35ª etapa da Lava Jato, Branislav Kontic passa a responder ao processo em liberdade – com restirções e monitorado por uma tornozeleira eletrônica – após pagar fiança estipulada em um milhão de reais.

A defesa do investigado alegou que o réu não tinha dinheiro suficiente para pagar. Em troca da liberdade, Branislav Kontic entregou à Justiça um apartamento avaliado em pouco mais de dois milhões e trezentos mil reais.

Além da fiança, do monitoramento por tornozeleira eletrônica e da proibição de deixar o país, o ex-assessor de Palocci ainda tem outras três medidas cautelares a cumprir. Ele não pode se comunicar com nenhum investigado ou testemunha do processo, deve comparecer a todos os atos do processo e responder a todas as intimações e também não pode ficar mais de 30 dias fora de casa sem autorização da Justiça.

A denúncia da Operação Omertà é relacionada à obtenção, pela empreiteira Odebrecht, de contratos de afretamento de sondas com a Petrobras. De acordo com os procuradores, entre os anos de 2006 e 2015, Palocci estabeleceu uma ligação com altos executivos da Odebrecht com o objetivo de atender os interesses do grupo empresarial diante do governo federal. Neste esquema, a interferência de Palocci se dava mediante o pagamento de propina destinada, principalmente, ao Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com os investigadores, os repasses feitos a Palocci ultrapassam a marca de R$ 128 milhões.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes