Sucesso de Maria Fumaça amplia programação para mais dez dias

 Sucesso de Maria Fumaça amplia programação para mais dez dias

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Devido ao sucesso e grande repercussão, principalmente entre as crianças. a programação de passagem da Maria Fumaça pelas ferrovias de Curitiba e região metropolitana foi prorrogada para mais dez dias. Com último roteiro programado inicialmente para quinta-feira, a Maria Fumaça Mallet 204 agora vai ficar até o dia 18 de dezembro e depois ainda segue para Morretes e Paranaguá. Desde a última sexta-feira, moradores de Curitiba se acumulam no entorno da linha férrea para ver passar uma locomotiva movida a vapor toda decorada com luzes de led e adereços de Natal.

Depois de 60 anos, a Maria Fumaça Mallet 204, voltou neste ano a passar nas ferrovias paranaenses como parte das celebrações do Natal. Segundo a coordenadora de Relações Sociais da Rumo, Carmen Maron, a repercussão ultrapassou o esperado.

Nos próximos dias, a Maria Fumaça passa por alguns bairros de Curitiba, como Vila Oficinas, Cajuru e Capão da Imbuia, mas vai circular principalmente pelos centros de Pinhais e Piraquara, na região metropolitana. Amanhã, a empresa Rumo deve divulgar o novo cronograma válido até o dia 18. Normalmente, a locomotiva começa o trajeto na sede da empresa Rumo, na Vila Oficinas, sempre por volta das cinco horas da tarde e circula pelos bairros por volta oito horas da noite, em uma velocidade média de 20 quilômetros por hora.

A Maria Fumaça, que foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária em parceria com a Rumo, é a única do clássico modelo Mallet 204 em circulação na América do Sul. Desde abril deste ano, a locomotiva esteve em Rio Negrinho, em Santa Catarina, onde realizou passeios turísticos sob a coordenação da Associação de Preservação Ferroviária. Embora a locomotiva tenha dois vagões livres, não é possível embarcar no passeio. A Rumo não tem autorização para transportar passageiros. Para saber a hora exata é preciso ficar atento ao apito, característico da década de 40. O som característico da Locomotiva movida a madeira de reflorestamento de eucalipto e água é o sinal para que centenas de pessoas se acumulem no entorno da linha férrea. A empresa alerta porém para medidas de segurança, como respeitar uma distância mínima da linha do trem e não parar veículos nas proximidade.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem