Surto de mariposas no litoral do Paraná causa alto índice de alergias cutâneas

Imagem ilustrativa

Mais de trezentos casos de alergia cutânea, provocada por mariposa, foram registrados somente na última segunda-feira (27), em Paranaguá. Os dados são da Prefeitura do Município que registrou no domingo cem ocorrências da alergia. De acordo com a Administração Municipal, somente no período da manhã de ontem, vinte crianças foram diagnosticadas com alergia cutânea. Durante todo o dia, trezentas e vinte e cinco pessoas, entre adultos e crianças, foram atendidas com reações alérgicas ao inseto. De acordo com a chefe da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, as mariposas aparecem no litoral em determinada época do ano. No entanto, esta é a primeira infestação registrada em Paranaguá.

As mariposas do gênero Hylesia são atraídas pela luz, liberando as cerdas que causam a dermatite. Segundo  Ilda Nagafuti, a água corrente ameniza a alergia causada pelo inseto.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes com mariposas, dentre eles: fechar janelas e portas durante o entardecer por aproximadamente duas horas; apagar as luzes externas; retirar a roupa dos varais antes do entardecer; e, não coçar a pele após contato com o inseto.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Paranaguá, nesta semana, cerca de 10% do atendimento diário nas UPAs do município deve ser referente a alergia causada pelas mariposas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem