Tarde de quinta-feira deve ter mais temporal em Curitiba e região

Depois da forte chuva desta quarta-feira, a previsão é que Curitiba e região metropolitana voltem a registrar temporais na tarde de hoje (15). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestades para todo o estado do Paraná.

O aviso prevê ventos intensos de até 100 quilômetros por hora e incidência de chuva entre 30 e 60 milímetros. Nesta quarta (14), 94 pontos de Curitiba registraram alagamentos. Foi registrado um volume de 67,2 milímetros de água. O prefeito Rafael Greca diz que vai seguir investindo em obras de macrodrenagem, mas que alguns problemas são inevitáveis em chuvas que ele classifica como “catastróficas”

A chuva de ontem levou prejuízos e medo para várias cidades da região metropolitana de Curitiba. Um desses locais foi a Escola Municipal Heitor Vila Lobos, no Alto Maracanã, em Colombo, onde crianças tiveram que ser retiradas às pressas.

O diretor da escola, professor Robson Bueno, diz que toda a comunidade, além dos profissionais do Corpo de Bombeiros, precisaram ajudar para evitar que as crianças corressem riscos.

As aulas na escola foram retomadas nessa quinta-feira (15). Para o professor da Universidade Federal do Paraná e especialista em desastres Renato Lima, os alagamentos causados pelo excesso de chuva nos últimos meses poderiam ser evitados com gestão ambiental. Ele diz que alguns reservatórios que já existem em Curitiba são exemplos de medidas que ajudam a reduzir os problemas causados pelo excesso de chuva.

O professor avalia que previsões como a do Inmet podem ajudar a calcular a possibilidade de inundações para que as pessoas que moram em áreas atingidas com frequência possam se prevenir de alguma forma.

Desde o ano passado, a Defesa Civil do Paraná emite alertas para áreas de risco e informa moradores cadastrados por mensagem de celular. A tenente da Defesa Civil, Cassandra Costa, explica que a iniciativa pretende principalmente alertar a população para evitar acidentes.

O cadastro para receber alertas da Defesa Civil é feito pelo número 40199 com o número do CEP de onde a pessoa quer receber alertas. Em casos de possibilidade de chuva forte, raios, tempestade ou outras situações climáticas que possam causar algum desastre, uma mensagem é enviada pelo celular.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*