Política

TCE suspende obra de delegacia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Pinhais

O Tribunal de Contas do Paraná determinou que o governo do Estado pare de fazer repasses para a obra da Delegacia Cidadã de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com o TCE, a empresa responsável modificou o projeto que havia sido contratado por um mais barato, “configurando superfaturamento”. Mesmo após as mudanças, foram feitos, e pagos, aditivos à obra.

O TCE apontou que as diferenças devido a mudanças de projeto foram de R$ 576 mil, sendo que 107 mil vindos do quinto aditivo contratual já foram pagos pelo governo.

A cautelar foi concedida pelo conselheiro Fabio Camargo no fim de dezembro. Entre as mudanças feitas estaria a troca de lajes maciças, previstas pelo contrato, por pré-moldadas, que têm custos menores. As lajes maciças foram usadas apenas no pavimento das celas da delegacia.

A troca não constou em qualquer medição. O Tribunal de Contas intimou a Secretaria da Segurança Pública e a Paraná Edificações a apresentarem defesa em 15 dias. Em nota, ontem (quinta), a Paraná Edificações afirmou que a alteração do projeto estrutural e das fundações foi “promovida unilateralmente pela empresa contratada”, e que por isso o pagamento já foi suspenso em janeiro.

“Após a análise técnica, serão realizados os ajustes devidos com relação às diferenças de valores entre os serviços executados e contratados. De a acordo com a nota, a alteração será realizada mediante formalização de Termo Aditivo, que implicará na redução do valor contratual”.

A autarquia, que é vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística afirma que há R$ 723 mil de saldo no contrato. A Sesp afirmou que nessa fase o projeto é ligado apenas à Paraná Edificações.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia