Temer cita vinda de fábrica ao Paraná como parte de avanços de seu governo

Em visita ao Paraná, o presidente interino, Michel Temer, do PMDB, participou hoje (terça) em Ortigueira, nos Campos Gerais, da inauguração da fábrica da empresa Klabin, que produz celulose e papel.

Foi a primeira visita de Temer ao Estado como presidente da República. A instalação da fábrica foi anunciada como o maior investimento privado da história do Paraná, com a injeção de 8 bilhões e meio de reais.

Empolgado com a inauguração, Temer citou o desemprego no País e até confundiu os números.

Com a instalação da fábrica, fruto de um projeto que dura mais de quatro anos, serão criados mil e 400 empregos diretos e indiretos. Uma parceria entre o governo estadual e a empresa resultou também em obras e melhorias rodoviárias na região.

O empreendimento teve incentivo fiscal do programa Paraná Competitivo, anterior ao governo de Michel Temer.

A previsão é de que a fábrica gere cerca de R$ 300 milhões em impostos federais, estaduais e municipais.

Metade do ICMS gerado vai ficar com a prefeitura de Ortigueira e a outra metade vai ser dividida entre 12 municípios dos Campos Gerais e Norte Pioneiro.

O governador Beto Richa, do PSDB, ressaltou que o empreendimento é fruto de uma longa negociação.

Sobre a permanência na presidência da República, Michel Temer disse que age como presidente legítimo e aguarda uma decisão definitiva do Senado Federal.

Ele citou a prorrogação do pagamento das dívidas dos estados para o ano que vem como uma das medidas possíveis graças ao apoio que conseguiu no Congresso Nacional.

O governador Beto Richa voltou a elogiar o adiamento da dívidas dos Estados com a União, que prevê a carência de 24 meses para pagamento. Os Estados terão um desconto de 100% nas parcelas da dívida até o fim de 2016.

Michel Temer também participaria hoje (terça) da inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Curitiba, mas a visita à capital paranaense foi cancelada. O motivo não foi informado.

Até ontem (segunda) a inauguração estava mantida com a presença do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e da secretária Especial de Política para as Mulheres, Fátima Pelaes.

Mas, a prefeitura cancelou o evento porque a secretária nacional não poderia mais comparecer. O motivo seria uma pauta urgente no Congresso.

Ainda não se sabe para quando a inauguração oficial vai ser remarcada. A Casa da Mulher já está em funcionamento.

Mesmo sem a inauguração, um grupo de manifestantes fez um ato em frente ao local, no bairro Cabral, em protesto contra o governo de Michel Temer.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2