Tempo deve permanecer instável no litoral durante todo o feriado

O tempo deve permanecer instável no litoral paranaense até a próxima quarta-feira (03). Os dados são do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, as chuvas serão mais intensas entre segunda (01) e terça-feira (02).

No período do verão, as chuvas continuam, porém, com intensidade menor.

A Defesa Civil do Estado faz o monitoramento do litoral paranaense, durante todo o dia. Essa é uma das ações da Operação Verão que vai até o dia 18 de fevereiro. O Centro de Monitoramento realiza trabalhos de prevenção de alagamentos, enxurradas, inundações e, até mesmo, morte por raios. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado, o trabalho em conjunto com o Simepar permite enviar alerta por SMS à população. Segundo o chefe do setor Operacional da Defesa Civil, capitão Romero Nunes, em caso de previsão que indique a possibilidade de chuva muito intensa, um alerta é transmitido à coordenadoria e repassado às pessoas cadastradas no serviço.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Edemilson de Barros, as tempestades de raio são prioridades. Em casos como esse, o trabalho é feito junto ao Comando do Corpo de Bombeiros do Litoral.

Segundo o Simepar, 43% dos raios ocorrem no verão. 50% atingem lugares descobertos – o que faz com que a praia seja um local de alto risco. Turistas e moradores, do litoral paranaense, interessados em receber alertas por SMS devem enviar o número do CEP para 40199. Mais informações no site: www.defesacivil.pr.gov.br

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*