TJ nega habeas corpus de Beto Richa e Fernanda Richa

 TJ nega habeas corpus de Beto Richa e Fernanda Richa

(Foto: divulgação/TJPR)

O desembargador Laertes Ferreira Gomes, do Tribunal de Justiça do Paraná, negou ontem (12) o pedido liminar de habeas corpus para o ex-governador Beto Richa, candidato ao Senado pelo PSDB. Richa teve a prisão temporária decretada, válida por cinco dias, e foi detido terça-feira (11), alvo de operação do Gaeco. O desembargador avaliou que não houve constrangimento ilegal na decisão que mandou Richa ser preso, conforme alegava a defesa, e negou a liminar. O mérito do habeas corpus ainda vai ser analisado. Terça-feira (11), o relator cobrou informações quanto à situação processual do ex-governador e da esposa, no prazo máximo de 48 horas.

O desembargador avalia que ‘se encontram presentes’ os requisitos da prisão temporária. Na decisão que mandou prender Richa, o juiz se amparou na complexidade dos fatos, poderio econômico e político dos investigados, risco de destruição de provas e risco de interferência na colheita de prova testemunhal. No despacho que negou a liminar, o desembargador afirma que há elementos ‘capazes de apontar que os investigados se associaram para construir uma organização criminosa hierarquizada, que mediante divisão de tarefas, realizaram crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros’.

O relator alega, por exemplo, que, em liberdade, os investigados poderiam orientar testemunhas e confeccionar documentos ‘que possam dar aparência de legalidade’ aos fatos apurados pelo ministério público. No despacho, o desembargador afirma ‘que apesar de os fatos terem ocorrido há anos’, ‘ao que tudo indica as práticas criminosas ainda se perpetuam’. O relator ainda autorizou que seja fornecida alimentação específica, em ‘decorrência de doença celíaca’ do ex-governador.

O Tribunal de Justiça também negou o pedido liminar de habeas corpus para a esposa dele, a ex-primeira-dama Fernanda Richa. Os dois estão presos desde terça-feira (11) na sede da Cavalaria da Polícia Militar. O casal havia sido levado para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba – onde estão presos os investigados e condenados na Operação Lava Jato –, mas o Tribunal de Justiça autorizou a transferência. No Regimento da PM, segundo a secretaria estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Richa e a mulher ocupam duas salas, separados um do outro.

Reportagem: Cleverson Bravo/Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem