Trabalhadores da Volvo iniciam processo de layoff

Foto: reprodução/Grupo Volvo
Foto: reprodução/Grupo Volvo

Funcionários da Volvo iniciaram nesta semana a suspensão temporária dos contratos de trabalho, o chamado layoff. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba (SMC). Quatrocentos e sete trabalhadores iniciaram o processo. A princípio a suspensão deve durar cinco meses, conforme prevê a lei. Mas existe a possibilidade de a empresa estender por mais dois meses, conforme acordado em junho, no fim da greve dos metalúrgicos.

Segundo o Diretor Vice-presidente do Sindicato, Nelson de Souza, a suspensão dos contratos não deve trazer prejuízo aos trabalhadores, pois os salários e benefícios vão ser mantidos.

A greve dos metalúrgicos durou 24 dias e terminou no dia primeiro de junho. De acordo com o sindicato da categoria, cerca de 2.500 trabalhadores da unidade na Cidade Industrial de Curitiba paralisaram as atividades. Eles pediam principalmente um acordo salarial e manutenção dos empregos.

Além do layoff e do valor da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o acordo para o fim da greve contemplou o Plano de Demissão Voluntária (PDV) e o reajuste salarial na data-base, que é em setembro, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem