Trabalhadores entre 18 e 24 anos correspondem a 30% das contratações no Paraná

 Trabalhadores entre 18 e 24 anos correspondem a 30% das contratações no Paraná

Foto: reprodução

 

Imagem ilustrativa

30% das contratações com carteira assinada realizadas no Paraná no primeiro semestre desse ano foram de trabalhadores de 18 a 24 anos. A diferença entre admissões e demissões nessa faixa etária foi positivo de quase 27 mil vagas, mais que o dobro registrado no mesmo período do ano passado. O número representa o terceiro melhor resultado do país, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged.

Segundo o diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior, a retomada da produção da indústria e a substituição de vagas de maior remuneração por salários menores pelas empresas durante a crise foram os principais motivos do aumento no número de jovens empregados.

A indústria da transformação foi a que mais gerou vagas entre os jovens, com saldo de mais de dez mil vagas no primeiro semestre. Em segundo lugar ficaram atividades administrativas e serviços complementares, com pouco mais de dois mil e seiscentos empregos, seguida pelo comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com pouco mais de dois mil e trezentos novos empregos.

Mesmo com esses números, o último dado disponível medido pelo IBGE referente ao primeiro trimestre mostra um índice de desemprego de 10,3 por cento em todo Estado. No Brasil, a taxa está em 13 por cento. No total o Paraná registrou 559 mil contratações com carteira assinada no primeiro semestre.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem