Tratamento experimental de bebê com Atrofia Muscular Espinhal começa neste sábado (13)

Foto: Divulgação / Facebook Juntos pelo Arthur
Foto: Divulgação / Facebook Juntos pelo Arthur

Começa sábado (13) o tratamento experimental do pequeno Arthur Tetto Lader, de apenas um ano e 11 meses de idade, que foi com a família para Roma, na Itália, atrás de esperança para combater a AME, Atrofia Muscular Espinhal. Ele sofre com o tipo I da doença, que é degenerativa, saiu do Brasil com destino à Europa em 15 de abril e foi internado nesta quinta-feira (11). São dois dias de preparação no hospital até a primeira aplicação do medicamento especial, neste fim de semana e, na sequência, ele tem a primeira alta médica. Processo que deve se repetir mais cinco vezes no primeiro ano de acompanhamento, segundo Liz Perotti, amiga da família e idealizadora da campanha “Juntos pelo Arthur”.

A BandNews tentou, mas não conseguiu contato com Rafaela Tetto Lader, mãe do Arthur, na manhã desta quinta. Em meados de abril, ela conversou com a reportagem, pouco antes da viagem. Ela contou que, entre outras coisas, a doença do filho provoca tetraplegia, problemas respiratórios e perda da deglutição, e também falou sobre como o medicamento é aplicado nos pacientes.

Arthur foi diagnosticado com AME quando tinha apenas três meses de vida A doença é genética e não tem cura, e a esperança da família é a de que ele possa voltar a respirar sem a ajuda de aparelhos, além de se alimentar pela boca, firmar a cabeça e o tronco e movimentar braços e pernas.

Liz Perotti conta que a família – que tem cidadania italiana – não deve mais voltar ao Brasil, devido às dificuldades que Arthur teve na viagem à Itália, e que o menino tem pela frente uma vida inteira de tratamento.

Na Itália, o medicamento especial é fornecido gratuitamente, mas o médico e o internamento são pagos. A amiga da família de Arthur esclarece o que aconteceu para que a primeira aplicação tenha sido cancelada e adianta que a campanha em prol do paranaense entra a segunda etapa também neste fim de semana.

Na batalha para que Arthur tivesse ao menos uma chance de melhora, familiares e amigos mobilizaram programas de TV, clubes esportivos, sindicatos e empresas, além de inúmeras pessoas em todo o país: famosas e anônimas. Ao todo, foram arrecadados R$ 1 milhão, lembrando que a moeda oficial na Itália é o Euro, cotado em pouco menos de R$ 3,50. Para ajudar, basta acessar os dados bancários na página “Juntos pelo Arthur”, no Facebook.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem