PolíticaEleições 2018

TRE nega pedido de Lula de votar na carceragem da PF

 TRE nega pedido de Lula de votar na carceragem da PF

Foto: divulgação/TRE

O ex-presidente Lula não vai poder exercer o direito de votar nas próximas eleições. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná negou o pedido da defesa do petista que havia solicitado a instalação de uma seção eleitoral na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso desde abril depois da condenação no caso do triplex do Guarujá (SP).

A legislação prevê desde 2006 que as pessoas recolhidas em estabelecimentos penais sem condenação criminal transitada em julgado, chamadas de presos provisórios, têm, em tese, a possibilidade de exercer o direito de voto. São necessários, no entanto, um mínimo de 20 eleitores aptos a votar na seção especial e a transferência dos eleitores para a seção eleitoral especial até a data de 23 de agosto de 2018.

Na decisão, o desembargador Luiz Oyama afirmou que apenas o ex-presidente Lula manifestou vontade de votar no próximo pleito e, portanto, seria inviável a instalação de seção eleitoral especial na PF. Além disso, o magistrado afirmou que o prazo para transferência temporária de eleitores, seja para o preso provisório, seja para voto em trânsito, já foi encerrado. A defesa do ex-presidente ainda não se manifestou sobre a decisão.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem