Trem de passageiros volta a operar na Lapa a partir de junho

 Trem de passageiros volta a operar na Lapa a partir de junho

(Foto: divulgação/ Prefeitura Lapa)

(Foto: divulgação/ Prefeitura Lapa)

A Lapa está prestes a recuperar um dos patrimônios da cidade que não funciona há mais de 20 anos. É o trem de passageiros que vem sendo aguardado por moradores e turistas e que volta a circular no mês de junho. A iniciativa faz parte das comemorações dos 249 anos do município da região metropolitana da capital, e representa apenas o primeiro passo para o retorno definitivo do turismo ferroviário à localidade.

Quem explica é o coordenador-geral de Comunicação Social e Eventos da Prefeitura, Marcio Assad.

O plano de retorno do trem de passageiros à Lapa foi anunciado há cerca de dois meses e é conduzido dentro do projeto Museu Dinâmico da Ferrovia, já aprovado pela ANTT. A proposta prevê, no futuro, saídas tanto durante a semana, para levar estudantes que visitam a Lapa atrás de conhecimento histórico e cultural, quanto aos finais de semana, para atender visitantes.

Para Assad, que nasceu, cresceu e que é também diretor de Turismo da cidade, o ressurgimento da locomotiva transforma os sonhos de muitas crianças na maior felicidade. Ele conversou com Daiane Andrade.

A locomotiva 11 nada mais é do que a maria-fumaça que permaneceu exposta por anos a fio no Shopping Estação, em Curitiba. A composição, fabricada em 1873, foi a primeira movida a vapor que circulou no Paraná. Inicialmente, seria ela a estrela principal da volta do trem de passageiros à Lapa, mas foi necessário antes fazer uma reforma, toda ela artesanal, que já está em fase de finalização.

O Museu Dinâmico da Ferrovia deve ser implantado depois de testes como este previsto para junho que foi anunciado com o apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Nesta primeira etapa, os passeios serão realizados duas vezes por dia – um de manhã e outro à tarde – entre os dias 13 e 17, mas o número de saídas pode aumentar dependendo da procura do público.

O trem que vai operar em junho tem capacidade para cerca de 300 pessoas. Os ingressos vão custar R$ 60 (ida e volta) e serão vendidos pela internet.

O valor foi definido pela ABPF, que detém os direitos de exploração desse tipo de turismo, e quem for morador da cidade vai poder comprar antes. Por outro lado, crianças menores de cinco anos de idade não vão precisar pagar.

Mais informações, como o site onde os ingressos serão disponibilizados, serão divulgadas pela Prefeitura na próxima semana.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem