UFPR teme não receber 100% do repasse do ano

 UFPR teme não receber 100% do repasse do ano
Foto: UFPR – arquivo

A Universidade Federal do Paraná corre o risco de não ter dinheiro para cobrir todas as despesas pelo restante do ano. Até agora a universidade, assim como as outras instituições federais de ensino, recebeu 75% do repasse previsto para 2017 para despesas de custeio – serviços gerais, compras, diárias, passagens e bolsas, entre outros.

O Ministério da Educação não garante que liberará 100% do valor até o final do ano. Em nota enviada ao Metro Jornal, o MEC reconhece que o limite para as despesas de custeio nesse momento está em 85%, mas diz que “está trabalhando” para aumentar este teto.

A UFPR só teria mais 10% do orçamento anual a receber. Outro repasse que o governo federal ainda não liberou integralmente foi para despesas de capital – obras, instalações e compra de equipamentos permanentes, que integram o patrimônio da universidade. Do orçamento previsto para 2017 foram liberados, até agora, 45%, e o MEC trabalha com um limite de 60% até o final do ano. No caso da UFPR, o corte pode atrapalhar a continuidade de obras que foram interrompidas, como o Condomínio de Laboratórios e o prédio da Educação Física, no campus Politécnico, e a Central Analítica do campus Agrárias, além de algumas construções no interior do Estado.

Mais grave do que o custeio das universidades, nesse momento, são os atrasos de repasses à pesquisa pelo CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. As bolsas do órgão estão em dia, mas na UFPR nenhum pesquisador recebeu mais de 30% dos recursos conseguidos no edital universal – o mais importante no CNPq, que abrange todas as áreas do conhecimento.

Um projeto do Laboratório de Neurofisiologia da UFPR, que estuda o Parkinson e busca, entre outras metas, aperfeiçoar o diagnóstico da doença, só recebeu R$ 12 mil dos R$ 40 mil conquistados no edital do ano passado. Além de não haver perspectiva de quando e nem se vai receber o restante do valor, o projeto vê a continuidade ameaçada, já que ainda não foi aberto pelo CNPq o edital universal deste ano.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem