UFPR vai construir maior usina solar fotovoltaica do Paraná

 UFPR vai construir maior usina solar fotovoltaica do Paraná

Foto: Divulgação/UPFR

Foto: Divulgação/UPFR

A Universidade Federal do Paraná vai construir em Curitiba a maior usina solar fotovoltaica do Paraná e a segunda maior do Sul do Brasil. A unidade faz parte de um conjunto de projetos que vão ajudar a abastecer o campus do Centro Politécnico e gerar uma economia de R$ 1,5 milhão por ano para a universidade. Os investimentos vêm de recursos do programa de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor elétrico, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além da instalação da usina, estão previstas a troca de 50 mil lâmpadas em vários campi da universidade em Curitiba e região, monitoramento do consumo de energia e pesquisas científicas. Parte dos recursos do projeto será aplicada na instalação de 3.160 painéis fotovoltaicos no Centro Politécnico da universidade, em uma área de quase 7 mil metros quadrados. A usina vai ter capacidade para gerar 1.132 Megawatts/hora de energia por ano. Só a usina solar vai representar uma economia anual de R$ 473 mil para o Politécnico. O restante da economia virá da troca de 39.280 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED.

O projeto inclui ainda a instalação de medidores em cerca de 100 edifícios do campus. O edital no qual a universidade foi selecionada exigia a proposta de uma ação de eficiência energética e uma ação de pesquisa e desenvolvimento. Os estudos se situam num novo modelo de energia que o país vem desenvolvendo e abrange os conceitos de smart grid, que são as redes inteligentes, e de geração distribuída.

O coordenador do projeto de P&D, professor Gustavo Oliveira, do Departamento de Engenharia Elétrica, diz que o volume de energia produzida na usina solar do Centro Politécnico vai permitir uma pesquisa sobre o impacto na rede convencional de distribuição.

O projeto de pesquisa vai ter duração de três anos. Mas o professor Oliveira explica que os investimentos feitos agora vão ser incorporados ao patrimônio da Universidade Federal do Paraná.

Os projetos foram escolhidos em duas chamadas públicas lançadas pela Copel, em cumprimento à Lei nº 9.991, de 2000, que obriga as concessionárias e permissionárias de energia a aplicar um percentual mínimo da Receita Operacional Líquida em pesquisa e desenvolvimento (P&D) do setor elétrico e em programas de eficiência energética.

O trabalho é conduzido por uma equipe multidisciplinar de professores dos setores de Tecnologia e de Ciências Exatas da universidade, além de especialistas da Fundação da UFPR (Funpar).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem