Único sobrevivente de queda de avião diz que acidente foi provocado por pane

Foto: Arquivo Bandnews FM Curitiba
Foto: Arquivo Bandnews FM Curitiba

Um ano após o acidente aéreo nos arredores do aeroporto do Bacacheri, que matou três pessoas, o único sobrevivente do desastre decidiu falar. Em entrevista exclusiva concedida à BandNews, o administrador de empresas Hélio Pessoa Caldas Correia revela como a aeronave caiu. Ele diz que não consegue lembrar de todos os detalhes, mas garante que o incidente foi provocado por uma pane no motor anunciada minutos antes pelo piloto do avião.

O acidente foi no dia 30 de agosto de 2014. O monomotor Cessna 177 caiu cerca de 300 metros da cabeceira do aeroporto. Na queda, o avião atingiu duas casas, árvores, um carro e a fiação elétrica e, em seguida, incendiou. Na hora, morreram o piloto, Cleber Luciano Gomes, e o sobrinho do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, Sílvio Romanelli. O outro ocupante era Munir Saleh Ibrahim, sócio de Corrêa, que chegou a ser socorrido, mas morreu no Hospital Evangélico.

Na época, houve rumores de que Sílvio Romanelli estivesse no comando. Ele fazia curso de pilotagem e negociava a compra de uma aeronave importada dos Estados Unidos. Correia, no entanto, nega isso e conta como se sente um ano após o desastre.

O executivo recebeu alta médica no dia 20 de setembro, depois de duas cirurgias e 19 dias na UTI. Ele sofreu fraturas no tórax, na coluna, rosto e pélvis e conta que só sobreviveu porque foi resgatado a tempo por dois irmãos que moram na região do acidente.

As investigações sobre o acidente ainda não foram concluídas pela Aeronáutica. A averiguação está a cargo do Cenipa, o Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aéreos. Em solo, ninguém se feriu gravemente.

Além do relato do sobrevivente, o trabalho também conta com as transcrições dos diálogos entre a torre de controle e o avião e o depoimento de testemunhas. De acordo com o dono do Cessna, Marcelo Montezuma, o avião havia sido revisado pouco tempo antes do acidente e estava em plenas condições de uso.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem