Universidade Estadual de Maringá não adere ao sistema Meta-4 e funcionários têm salários retidos

 Universidade Estadual de Maringá não adere ao sistema Meta-4 e funcionários têm salários retidos

Imagem reprodução / UEM

Servidores da Universidade Estadual de Maringá podem paralisar as atividades no início de fevereiro. O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá realizou nesta sexta-feira (26) uma assembleia para debater o indicativo de greve, que deve ser aderida caso o pagamento dos salários deste mês não seja depositado até o dia 31 de janeiro.

De acordo com os docentes, o pagamento dos salários está condicionado a adesão ao sistema de gestão de Recursos Humanos do Estado Paraná (Meta4). Segundo o Governo do Paraná, os reitores das Universidades Estaduais foram alertados sobre o risco da não liberação do pagamento, neste mês, em caso da não integração ao Meta-4. De acordo com o Procurador do Estado do Paraná, Paulo Rosso, a adesão ao sistema é uma ordem judicial que tem que ser cumprida.

O Meta-4 é um sistema de controle da administração de pessoal para que órgãos estaduais, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, o Governo do Paraná e os próprios cidadãos acompanhem, de forma detalhada, o destino dos recursos do estado. Até a tarde da última quinta-feira (25), os reitores das Universidades Estaduais de Maringá e Londrina não haviam enviado os dados da folha salarial das instituições para o sistema de gestão de Recursos Humanos.

Na noite de ontem (quinta-feira, 25) a Universidade de Londrina enviou os documentos ao Governo com para evitar problemas com a folha de pagamento. Já Universidade de Maringá não cumpriu a determinação. De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018 “todos os órgãos e unidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, integrantes dos orçamentos fiscais e de seguridade social, devem se integrar aos sistemas únicos de execução orçamentária e financeira e de processamento da folha de pagamento”.

A multa prevista para o descumprimento é de 500 reais, por dia. A decisão é do juiz Jailton Juan Carlos Tontini, da 3ª Vara da Fazenda Pública, em Curitiba. Em outubro do ano passado, o magistrado havia concedido uma liminar que pedia que Universidades Estaduais incluíssem dados da composição salarial na plataforma do Governo do Estado.

Na liminar, Tontini ressaltou que a integração das instituições no sistema Meta4 “não fere a autonomia” das universidades. No documento, também foi citada a manifestação, de 2011, do Supremo Tribunal Federal, que considerou que a autonomia universitária não significa soberania das instituições.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem