Universidade Federal do Paraná abre inscrições para atividades educacionais gratuitas para idosos

Estão abertas as inscrições para a Universidade Aberta da Maturidade. O projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná oferece atividades educacionais gratuitas de inclusão digital, direitos, saúde e educação para maiores de 60 anos, em Curitiba. Os estudos têm duração de um ano.

Para a turma deste ano, as aulas serão às terças e quintas, das 14:00 às 17:00, nas instalações da UFPR. As inscrições terminam no próximo dia 20 de maio. A seleção da turma ocorre até o dia 30 de junho e a divulgação do resultado está prevista para o dia 05 de julho. As atividades começam em agosto terminam em junho do ano que vem.

A coordenadora do projeto, Adelia Junglos, explica que o curso não tem validade de uma formação superior, mas que busca integrar a comunidade idosa com a UFPR.

O projeto de extensão conta com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação da universidade. Os temas dos encontros são definidos de acordo com os interesses dos próprios participantes.

O aposentado Augusto Seleiros é um dos participantes do projeto de extensão. Aos 63 anos e depois de ter pelo menos cinco profissões durante a vida, ele nem pensa em parar. Quando pesquisava na internet por atividades para exercer como voluntário, ele encontrou a Universidade da Maturidade e já aprendeu muito com as atividades.

Quem quiser ingressar na turma de 2018, não precisa fazer nenhuma prova. A seleção é feita com base na ficha de inscrição. Nela, o candidato repassa informações sobre a formação e os interesses que tem. A ficha também pede que o candidato faça um texto em que conta como tem lidado com a chegada da maturidade. O formulário pode ser enviado por email para o endereço uam@ufpr.br ou ser entregue pessoalmente na Sala 1 do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

O prédio fica na Avenida Prefeito Lothário Meissner, número 642, no Jardim Botânico. Ao final das atividades, os participantes que tiverem pelo menos 80% de frequência recebem um certificado de participação em projeto de extensão da UFPR. Eles também participam de uma cerimônia simbólica de encerramento das atividades.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*