Vacina BCG tem cronograma temporário de aplicação em Curitiba

 Vacina BCG tem cronograma temporário de aplicação em Curitiba

Foto: Venilton Küchler

Curitiba tem menos postos de saúde com a vacina BCG neste início de ano. A partir dessa terça-feira (6), apenas 14 das 109 unidades de saúde vão ofertar a dose em dias específicos da semana. A decisão, segundo a prefeitura, é para otimizar as vacinas, que estão escassas. O Ministério da Saúde estaria finalizando o período de análise de lotes comprados de um novo fornecedor.

A BCG, que protege contra a tuberculose e é indicada em dose única, faz parte do calendário vacinal das crianças. Até este ano, todos os postos de saúde de Curitiba ofereciam a vacinação, em dias específicos.

O diretor do Centro de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Oliveira, explica que a falta da vacina BCG em várias unidades da capital se deve à redução do repasse do produto pelo Ministério da Saúde.

Segundo a prefeitura, a centralização dos frascos em postos de saúde estratégicos para a vacinação em dias e horários pré-determinados vai garantir as doses para as crianças até que os novos lotes sejam recebidos.

Em Curitiba, a vacina é habitualmente aplicada no primeiro mês de vida, mas pode ser feita depois. A população prioritária para receber a dose é de crianças de até um ano de idade. Mas ela pode ser tomada com a mesma eficácia de proteção até os 4 anos.

O cronograma com informações de dias e horários que cada posto deve realizar a vacinação da BCG em Curitiba está disponível no site da prefeitura, o curitiba.pr.gov.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem