Vence nesta terça-feira (30) a prisão temporária do ex-banqueiro José Augusto Ferreira dos Santos

 Vence nesta terça-feira (30) a prisão temporária do ex-banqueiro José Augusto Ferreira dos Santos
Foto: Divulgação / Facebook Polícia Federal
Foto: Divulgação / Facebook Polícia Federal

Vence nesta terça-feira (30) a prisão temporária do ex-banqueiro José Augusto Ferreira dos Santos, um dos investigados da 41ª fase da Operação Lava Jato.

O mandado de prisão expedido contra ele é válido por cinco dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período ou ser convertido em preventivo, que não tem data para expirar. Cabe ao juiz Sérgio Moro decidir sobre o assunto. Já o ex-gerente da área internacional da Petrobrás, Pedro Augusto Côrtes Bastos, deve permanecer preso por tempo indeterminado, uma vez que ele foi detido preventivamente.

Fernanda Luz, que foi um dos alvos de mandados de condução coercitiva na data da deflagração da operação, se comprometeu a prestar esclarecimentos à PF nesta terça-feira. Ela não havia sido encontrada pela polícia na última sexta-feira. Fernanda é filha do lobista já preso na Laja Jato, Jorge Luz, e é apontada como uma das possíveis operadoras do esquema investigado na nova etapa.

A 41ª fase da investigação, chamada de Poço Seco, apura o já conhecido esquema de pagamento de propina na venda de um campo de petróleo na África para a Petrobrás. Os dois presos e mais cinco pessoas são suspeitos de terem recebido cerca de US$ 5,5 milhões em propinas da empresa responsável pela venda do campo seco. Pelo menos um terço do contrato estimado em 30 milhões de dólares teria sido destinado ao pagamento da propina.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem